NO AR

Tardes Açores 9

Com Mário Jorge Pacheco

Regional

Presidente do Governo inaugura Casa dos Açores na Bermuda

Publicada em 04/11/19 as 20:28h por Açores 9 Rádio - 35 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Gacs/JAR)

O Presidente do Governo inaugurou hoje a Casa dos Açores da Bermuda, considerando que estas novas instalações contribuirão para o “novo capítulo” que se está a estabelecer na relação entre estes dois territórios.

No terceiro dia da visita oficial à Bermuda, a convite do Premier Edward David Burt para participar nas comemorações dos 170 anos da chegada dos primeiros portugueses ao território, o Presidente do Governo defendeu uma cada vez maior valorização do papel das 15 Casas dos Açores espalhadas pelo mundo, tendo em conta a função que assumem enquanto espaços de salvaguarda da identidade açoriana e de abertura ao mundo.

“Torna-se necessário, face a uma Diáspora que está em permanente mudança, quer na sua composição física, quer nas suas relações sociais, quer, mesmo, na definição das suas necessidades e aspirações, que as instituições comunitárias açorianas espalhadas pelo mundo sejam capazes de ir ao encontro desta dinâmica e que procurem estimular uma cada vez mais efetiva ligação entre os Açores de cá e os Açores de lá”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Nesta ocasião, o Presidente do Governo anunciou ainda a doação de mais de 200 títulos literários açorianos à Casa dos Açores da Bermuda, fazendo votos que estas obras possam ser uma forma útil de reforçar o relacionamento e o entendimento mútuo entre os povos dos dois territórios.

Presidida por Andrea Moniz De Souza, a Casa dos Açores da Bermuda foi fundada a 10 de março de 2015, tendo sido admitida, em setembro de 2017, no Conselho Mundial das Casas dos Açores.

Em outubro deste ano assumiu a presidência da XXII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores.

Esta é a primeira deslocação oficial de Vasco Cordeiro à Bermuda, que foi destino da emigração açoriana desde meados do século XIX.

Estima-se que cerca de 20 a 25 por cento da população das Bermuda seja descendente de portugueses, dos quais 90 por cento de origem açoriana.

Na terça-feira, último dia desta visita oficial, o Presidente do Governo encontra-se com o Premier da Bermuda, visitando, de seguida, a Portuguese Rock, localizada na Reserva Natural Spittal Pond.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Telefone

+351 296 653 345

Copyright (c) 2019 - Açores 9 Rádio - Todos os direitos reservados